BENEFÍCIOS PARA SAÚDE: DORMIR COM SEU CÃO

Pergunte a qualquer dono de animal de estimação sobre dormir com seu cão. Você provavelmente terá uma das duas respostas: eles dormem com seus animais e amam; ou, não dormem porque é desagradável, perturba o sono, etc.

De acordo com uma pesquisa recente com donos de animais feita pela American Pet Products Association, quase 50% dos cães dormem nas camas do seu dono. Dentro dessa margem, 62% dos cães são de porte pequeno, 41% de porte médio e 32% de porte grande.

Vários estudos realizados confirmam os benefícios para a saúde de dormir com cães. Até mesmo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças publicaram a opinião de que dormir com o amado canino pode trazer uma série de benefícios.

Alguns donos de cães que dormem com seu animal de estimação, com certeza, já conhecem vários itens desta lista. Mas, para quem ainda tem dúvidas, listamos aqui 7 benefícios de dormir com o seu amigão:

1. Sensação de conforto

Se você já trocou carinho com um cão, sabe o quanto é confortável a experiência. Coisas simples como ouvir a respiração do cão, sentir seus pelos, etc., pode trazer uma forte sensação de conforto. Quando este sentimento é levado para a cama, pode fornecer benefícios adicionais. Isso pode significar melhora do sono, ou reforçar o vínculo especial que você tem com o seu animal de estimação.

2. Melhora a qualidade do sono

Em muitos casos, os benefícios físicos e mentais trazidos pela presença de um cão na cama podem resultar em melhora do sono. Em geral, os donos de cães sentem uma sensação de calma e segurança quando seu companheiro peludo está com eles no quarto. Curiosamente, algumas pessoas que sofrem de insônia relataram uma experiência melhor de sono quando seus cães começaram a dormir em suas camas.

3. Alivia o stress

A maioria dos cães naturalmente tem uma natureza excepcionalmente atenta. Eles adoram estar perto de seus donos. Este fato, combinado com o conforto usual que um cão fornece, pode ser um grande apaziguador do stress. O uso de cães para terapia é uma prática comum por esta mesma razão.

4. Os cães nos dão calor

Não há nenhuma ciência por trás disso. Os cães são apenas criaturas confortáveis; seu sangue quente, respiração rítmica e propensão para contato físico próximo são suficientes para manifestar uma sensação de conforto em quase todos.

Muitos de nós gostam de uma sensação de calor quando dormimos, o que explica os cobertores, edredons, etc. A companhia do seu cão, então, faz todo o sentido!

5. Ajuda na depressão

Os cães muitas vezes dão e recebem uma sensação de amor incondicional e lealdade. Pessoas com sintomas depressivos muitas vezes são vazios deste sentimento, ou não experimentam a sensação o suficiente. Também é comum que alguém com depressão tenha dificuldade para dormir. Coloque os dois juntos, e a presença de um cão pode ajudar a aliviar alguns desses sintomas.

6. Sensação de segurança

Falando de características inatas do cão, muitos deles têm um senso afiado para a proteção. Este fato, em conjunto com o seu excelente senso de som, pode evocar fortes sentimentos de segurança e bem-estar. A maioria das invasões e outros crimes ocorrem durante a noite e início da manhã. Ter um cão fornece uma camada adicional de segurança!

7. E os benefícios para o cão?

Seu cão ama passar tempo com você. Ele também sente profundamente a sua falta quando você está ausente. Por que não lhe dar o sentimento especial de dormir com a pessoa que mais ama no mundo? Isso, certamente, irá aprofundar o relacionamento especial que vocês dois têm. É benéfico a ambos!

Mas fique atento! Pessoas que sofrem de alergias devem sempre procurar um médico antes de dormir com seu amigo peludo, ok?

Fonte: osegredo.com.br

Relacionados

Carrinho
0