Sons dos gatos: o que significam

Os animais utilizam diferentes meios de comunicação para expressarem o que querem ou precisam. Mas, muitas vezes, não os entendemos.

Blog_corpo

Os gatos contam com, em média, 100 vocalizações diferentes em seu repertório. É a maneira que eles têm de expressarem seus sentimentos e inclusive opiniões. Além disso, também utilizam a linguagem corporal para se comunicar. Por isso, devemos prestar muita atenção quando eles querem nos dizer algo. Alguns dos principais sons dos gatos são:

  1. Miado

É o mais comum e aparece desde o primeiro momento de vida. O miado serve para alertar à mãe quando eles precisam de atenção e comida (já que ao nascer são cegos e surdos). É muito raro que um gato adulto mie para outro felino, mas eles o fazem com as pessoas, por que? Porque são as pessoas que estão encarregadas de dar a eles alimento, água, abrigo e suprir qualquer outra de suas necessidades básicas (como sua mãe fez quando eles eram filhotes). Entre os sons dos gatos, este é um dos mais representativos. Pode durar vários segundos e os gatos os emitem abrindo e fechando a boca gradualmente, para formar diferentes tons. Serve basicamente para chamar a atenção.

  1. Ronronar

Não há dúvida de que se trata de um dos sons dos gatos mais belos que existe… porque eles o fazem quando estão felizes e quando querem mimos e caricias de seus donos ou ante uma situação prazerosa. Mas atenção, o ronronar também serve quando eles estão doentes ou feridos para “ninarem” a si mesmos. Esse motorzinho de seu felino tem propriedades curativas, porque age como uma espécie de massagem interna. Trata-se de um som rítmico e baixo, que os gatos emitem sem a necessidade de abrir a boca.

3.Trilo

Também conhecido como “gorjeio”, é um som intermediário entre o miado e o ronronar. Uma das principais características deste som é que dura menos de um segundo e tem um tom crescente. Além disso, os felinos não precisam abrir a boca para emiti-lo. Antes de tudo, ele é usado entre mães e filhotes, mas também por alguns gatos adultos como cumprimento amistoso entre felinos ou deles com as pessoas.

4.Chiado

Quando o animal quer se defender, ele abre completamente a boca e expulsa o ar de forma brusca. Este é um dos sons dos gatos mais chamativos, isso já poderá ser usado como arma de defesa a partir de 3 semanas de vida. Quando a emissão do ar dura menos de um segundo, o ruído que gera é como um cuspido.

  1. Rosnado

Quando seu animal de estimação realiza este som, é porque está realmente com raiva. Trata-se de um sinal de advertência para outro animal ou pessoa. Pode ser curto ou longo e, em qualquer um dos casos, é ameaçador.

  1. Sons sexuais

Podem ser realizados tanto por machos quanto por fêmeas. No primeiro caso, os gatos o utilizam quando “detectam” uma gatinha no cio ou para avisar a outros de sua presença; e no caso das fêmeas, funciona como um chamado para atrair um parceiro. O som é como um lamento prolongado e intenso, que se ouve principalmente durante a noite.

  1. Som vibratório

Alguma vez você já viu o seu gatinho olhando pela janela com as orelhas retas e os olhos fixos em um pássaro ou em algum pequeno animal? É certo que nessa situação você percebeu uma espécie de som vibratório similar ao ronronar, não de felicidade, mas sim de frustração ou de excitação.

  1. Uivos e gritos

Poderíamos dizer que após o rosnado, se a situação não muda, os próximos sons dos gatos são os uivos e os gritos. São uma espécie de “grito de guerra” que antecede uma briga, sobretudo entre dois machos. São como longos uivos, muito agudos e em alto volume.

  1. Murmúrio

Por último, este é um dos sons mais lindos dos gatos, porque significa que ele está grato pela atenção ou pela comida. É uma mistura entre um miado, um ronronar e um rosnado.

Tenha certeza que após compreender as mensagens que seu bichano quer lhe enviar vocês passarão ótimos momentos juntos.

https://meusanimais.com.br

Relacionados

Carrinho
0