Cachorro e gato podem ser amigos?

“Brigam como cão e gato” é uma frase muito usada para definir duas pessoas que não se dão bem. Existem vários argumentos para que cachorros e gatos não possam ser amigos por serem muito diferentes, pois os cachorros são totalmente dependentes enquanto que os gatos não, existe aquele ditado que “os opostos se atraem”.

Quando dois animais não se conhecem, inclusive quando não são da mesma espécie, é possível que as reações não sejam como esperamos.

Blog_corpo

O relacionamento muda quando há confiança. Cachorros e gatos podem se tornar amigos quando vivem juntos por uma razão muito simples. Eles respondem aos sentimentos que outros transmitem. O caso é que, ao conviver juntos, se consideram família, sem pensar em aparências. Para eles, cada um é parte da manada. Tudo dependerá muito da personalidade de ambos e também de seus donos, de como vivem e como ensinaram a estar com os outros, sejam animais ou pessoas.

Uma vez que um cachorro e um gato vivem juntos, podem acontecer três coisas:

  • A personalidade deles pode ser compatível e terem uma boa convivência;
  • Podem não se dar bem e brigar;
  • Podem não se dar bem e serem indiferentes um com o outro.

O que fazer para que seus mascotes não “briguem como cão e gato”

Às vezes, os animais não têm uma boa relação porque se veem ameaçados no próprio território. Por exemplo: se você já tem um cachorro e leva um gato para viver em casa, é possível que seu cãozinho sinta que perderá seu amor e o espaço dele na casa.

Com um gato pode acontecer exatamente o mesmo.

Desta forma, tendo ou não um animal em casa, existem algumas dicas para ter êxito na união familiar:

  • Faça uma apresentação formal. Não chegue em casa e deixe o novo animal em um canto, como se nada tivesse acontecido. O mascote que já vive no lar perceberá que algo estranho está acontecendo e pode se sentir ameaçado. A sugestão é que você entre com o novo integrante nos braços e de maneira tranquila apresente-o ao antigo companheiro. Deixe-os um pouco no chão para ver a reação de cada um e, enquanto se conhecem, vá se distanciando pouco a pouco;
  • Cada um deve ter um espaço próprio. Cada um deve ter a própria vasilha de comida, de água, o próprio espaço no sofá ou na cama. Não tente obrigá-los a compartilhar estas coisas, pois possivelmente você terá problemas;
  • Tratamento igualitário. É normal que a novidade, ou seja, o mascote novo, chame mais sua atenção agora e que queira que ele se sinta seguro. Porém, dar muitos mimos a um despertará ciúmes no outro. É melhor tratá-los da mesma maneira, sem preferência;
  • Não force nada. Forçar relações nunca deu certo. É melhor deixar no ritmo deles, para que possam ir se aproximando, e pouco a pouco se conhecendo. É só questão de tempo para que se deem bem.

Cachorro e gato podem ser bons amigos. Muitos afirmam ter um mascote de cada espécie em casa e que se relacionam maravilhosamente bem.

Fonte: https://meusanimais.com.br

Relacionados

Carrinho
0