Lista de postagem

Cuidados com cães com rugas

Os cães com rugas são lindos. No entanto, tanta beleza implica em uma série de cuidados que vão exigir tempo e paciência.

Blog_corpo

Ter a pele com essa característica tão especial pode trazer alguns problemas que, caso contrário, não apresentariam. Seguem alguns deles:

  • Infecções: Como grande parte de sua pele está oculta, é possível que sofram com ácaros, alergias pelo calor ou mucina, secreções que podem causar problemas quando em excesso;
  • Problemas nos olhos: Quando esses cães nascem, a pele cobre grande parte dos olhos. Por causa disso, podem desenvolver irritações e até perda de visão temporária ou permanente;
  • A pele desses animais são um cenário perfeito para sarna: Embora o parasita da sarna viva embaixo da pele, ele sempre busca lugares úmidos para andar;
  • Tendem a engordar: Os animais com pele enrugada têm mais tendência a ganhar alguns quilos extras. Acredita-se que o tipo de pele faz com que o corpo não acelere o metabolismo, pois se sentem aquecidos durante o inverno. Soma-se a isso o fato de o excesso de pele tornar difícil observar o ganho de peso;
  • Por causa do trabalho feito pelo metabolismo desses cães, podem desenvolver problemas estomacais se não tiverem acesso a uma dieta equilibrada;
  • Os cachorros enrugados têm um carpo diferente do de outros cães. Por causa disso, podem desequilibrarem-se e cair com mais frequência enquanto andam;
  • Problemas no ânus. Como as rugas cobrem grande parte do corpo desses cães, especialmente quando são filhotes, podemos nos esquecer da higiene de partes delicadas, como o ânus. Isso pode facilitar a ocorrência de infecções.

Quais cuidados devemos ter?

Para evitar que seu animal de estimação tenha problemas, coloque em prática as dicas a seguir:

Limpe as rugas

É um passo fundamental. A cada dois dias, aproximadamente, dependendo da frequência com que seu cão sai para a rua ou da convivência com outros animais, limpe o interior das rugas com lenços de bebê ou com algum produto especial.

Com isso, você eliminará quaisquer restos de poeira, sujeira ou outras substâncias que possam causar problemas a longo prazo. Quando o fizer, afaste as rugas dos olhos por alguns segundos, para ver se não estão causando alguma irritação e para que o cachorro tenha uma visão mais clara.

Não se esqueça de prestar atenção especial para as regiões mais sensíveis, como ouvidos, ânus e genitais.

Examine o animal

As rugas desses cães são o lugar perfeito para pulgas e parasitas, já que são úmidas, escuras e estão longe de nossa visão. Examine por entre as rugas e busque qualquer “inquilino” não autorizado que tenha se escondido na pele de seu animal.

Lembre-se que, embora existam produtos específicos, você deverá manter as rugas do cão levantadas até que sequem. A umidade desses produtos sob a pele poderá provocar irritações.

Ofereça uma dieta equilibrada

Rações de boa qualidade contém todos os nutrientes necessários para que seu pet se mantenha saudável e no peso ideal. Além disso, comprar alimentos específicos para esse tipo de cão também evita o desenvolvimento de problemas estomacais.

Desparasite o animal

Se a desparasitação é importante em todos os cachorros, nessas raças é mais ainda devido ao estômago mais delicado. Não se esqueça de desparasitar o seu cão com a frequência correta, para evitar problemas maiores.

Ter um animal de estimação é uma grande responsabilidade para todos nós. Mas quando se trata de raças especiais como essa, precisamos ficar atentos aos cuidados com cães com rugas. Com a devida atenção de nossa parte, eles ficarão felizes e saudáveis.

Fonte: https://meusanimais.com.br/

 

Recuperar Senha

Informe um e-mail para receber instruções de como criar uma nova senha.