Você sabe usar acessórios sem incomodar o cão?

Para deixar os pets mais fofos, há vários acessórios como laços, chuquinhas, pompons, enfeites, gravatinhas, bandanas e roupinhas. Mas é importante saber usá-los sem prejudicar o bem-estar e a saúde dos bichinhos. Ficar com um lacinho sem trocar por muito tempo, por exemplo, pode incomodar, quebrar o pelo e provocar feridas.
A troca de enfeites deve ser feita pelo tutor a cada dois ou três dias. Isso se o pet gostar de usar e for tranquilo. Para aqueles que não suportam acessórios, que ficam arrastando a cabeça para tirá-los, o ideal é não os utilizar e deixar os pelos soltos. Às vezes, as pessoas falam que não conseguem trocar o enfeite. Nesse caso, é melhor ficar sem do que permanecer com o mesmo laço a semana inteira. Além de embaraçar e quebrar o pelo, pode machucar o pet, o que é muito mais grave.

Blog_corpo

Como trocar?

Na hora de tirar o enfeite, é importante usar uma tesoura pequena para cortar o elástico, em vez de puxá-lo. Assim o pelo fica preservado e não machuca o pet. Depois, é preciso passar o pente bem devagar para desembaraçar os fios que estavam presos. Para recolocar, evite pegar o pelo da parte do canto do olho, para não deixar repuxando. Segure só o pelo do alto da cabeça e coloque o elástico com cuidado. Outra dica importante, é colocar o pente por baixo para ter certeza de que não está puxando a pele.

Dicas e cuidados

1- Gravatinha

Dê preferência para as gravatinhas com elástico e evite as que prendem com fita. Mas é importante ficar atento e sempre retirar o acessório após algumas horas de uso, principalmente à noite, para não machucar o pescoço do pet. O mesmo vale para as bandanas.

2- Laço

Os enfeites maiores são mais fáceis de colocar. Usar apenas nos pets que estão acostumados e gostam. Para aqueles que não suportam, é melhor fazer uma franja e esquecer os acessórios.

3- Roupinha

As roupinhas para cães devem enfeitar ou aquecer, mas não podem comprometer o movimento dos bichinhos. Por isso, procure escolher tecidos naturais e estilos que sejam confortáveis.

4- Tamanho

Para se certificar do tamanho ideal do acessório, é preciso sempre medir três dedos entre a roupinha e o corpo do pet, principalmente, na região do pescoço.

5- Escovação

A roupinha deve ser retirada toda noite, principalmente para os cães de pelo longo, para fazer a escovação e evitar a formação de nós na pelagem.

 

Fonte: Cães & Cia

Relacionados

Carrinho
0