Lista de postagem

PET TERAPIA, OS ANIMAIS QUE CURAM

Em 1955 o Brasil já se tinha conhecimento da pet terapia, os animais que curam, na época o contato de cães e gatos adotados por uma instituição psiquiátrica já trazia certa melhora para pacientes esquizofrênicos. A relação do homem com animais vem de milênios, porém com a evolução cientifica, podemos hoje ver a quantidade de benefícios que eles trazem para nós, inclusive para nossa saúde.

Blog_corpo

A Terapia Assistida por Animais (TAA) trata-se de um animal auxiliando o tratamento proposto ao paciente, ele age como co-terapeuta onde não necessariamente ele é um animal “contratado” para isso, muitas vezes o próprio animal do paciente é usado. Atualmente diversos hospitais permitem a entrada de animais, caso autorizada pelo médico, uma forma de atender à solicitação dos próprios pacientes, e trouxe um primeiro resultado benéfico, os pacientes passaram menos tempo no hospital. Além de hospitais, várias ONGs levam seus animais para centros de reabilitação, escolas, hospitais e clinicas. A terapia é utilizada para melhoria da saúde física, social, mental, emocional e cognitiva.

Em geral, as instituições utilizam cães e cavalos, porém peixes, pássaros, gatos, coelhos, aranhas, cobras e até botos já foram ou são utilizados na Terapia Assistida por Animais. A TAA foi utilizada intuitivamente por William Tuke, em 1792, no tratamento de doentes mentais. A equoterapia, uma modalidade TAA, teve seus primeiros relatos como tratamento médico no século XVIII, com o objetivo de melhorar o controle postural, a coordenação e o equilíbrio de pacientes com distúrbios articulares (De PAUW, 1984).

Não existe um perfil de paciente ou até mesmo de quadros clínicos que possam ser utilizados animais para o auxílio do paciente, existe, porém, alguns casos onde já se sabe que existe uma eficácia, e outros que ainda é uma incógnita.

Os seguintes quadros clínicos já tiveram melhorias com o tratamento:

Tratamento contra o câncer;

Tratamento de doenças cardíacas;

Reduz o estresse;

Melhora o quadro de depressão;

Ajuda no tratamento de paralisias.

 

Fonte: http:familia4patas.com.br

Recuperar Senha

Informe um e-mail para receber instruções de como criar uma nova senha.