TOSA NO VERÃO: bom ou ruim?

Apesar de pensarmos que ao fazer a tosa em nosso cão no verão estamos ajudando nosso amigo a não passar tanto calor, não é bem assim que funciona. A pelagem do cão não age como uma roupa, mais no inverno para esquentar e menos no verão para refrescar.

Blog_corpo

A pelagem ajuda a equilibrar a temperatura corporal do cão. Servindo como um isolante térmico, ela evita que o cão perca ou receba calor em excesso. Por não ter glândulas sudoríparas como nós para realizar a troca de calor e conseguir fazer o corpo esfriar, utilizam a língua. E quando estão, literalmente, de língua de fora, nem sempre é por cansaço. Muitas vezes é para equilibrar a temperatura do corpo.

Sem tosa, e o calor, como aliviar?

Em algumas raças a tosa é necessária, o Poodle, Cocker, Shih-tzu e o Ihasa Apso precisam de tosa não só no verão, mas durante o ano todo por motivos de saúde e higiene.  A dica é deixar pelo menos 5 cm de comprimento de pelagem para as raças que não podem ter a tosa no verão, por precisarem da pelagem.

Outra dica é a água. A maioria dos cachorros adoram nadar. A natação é muito apropriada para os cachorros nos dias de muito calor, pois ajuda a baixar a temperatura corporal, além de ser divertido. Mas fique atento, pois o cloro e o sal podem irritar a pele de alguns cachorros e até mesmo causar algum distúrbio gastro intestinal naqueles cães que bebem muita água durante suas brincadeiras, tanto no mar quanto na piscina.

Após a brincadeira lave seu amigo em água doce. O uso de um bom shampoo também é importante, a Sanol Dog possui produtos específicos para ajudar a proteger e embelezar seu pet. Entre no site www.sanoldog.com.br e veja o produto mais adequado para o seu amigão.

 

Fonte: CachooroGato

Relacionados

Carrinho
0