Páscoa: chocolate X cachorro

Esta semana comemoramos a Páscoa, e não existe Páscoa sem chocolate! Já sabemos, mas é sempre bom lembrar: O chocolate, principalmente o escuro, contém teobromina, uma substância que faz um grande estrago no sistema nervoso dos totós. Presente no cacau, a teobromina pode provocar crises alérgicas, aumento da pressão arterial, taquicardia, arritmia, tremores e convulsões. Dependendo do porte do animal, da quantidade de chocolate que ele ingerir e da sua sensibilidade ao alimento, ele pode até mesmo entrar em coma e morrer.

Meu cachorro comeu chocolate na páscoa, o que fazer?

Os sintomas dos cachorros, após comer o chocolate podem variar de acordo com a quantidade ingerida e o tamanho do cachorro. Alguns apresentam sintomas leves como diarreia e vômito, mas isso não significa que o caso seja menos importante. Não é aconselhável esperar os sintomas aparecerem para levar seu cão ao veterinário. Os sinais de envenenamento por chocolate podem variar e engana quem pensa que outros tipos de chocolate não fazem mal ao seu cão.

Os sintomas vão desde o vômito, diarreia, beber mais água e urinar muito, apresentar náuseas até arritmias cardíacas e convulsões.

 Ao identificar estes sintomas leve seu cão ao veterinário o mais rápido possível. É importante verificar o que ele comeu e a quantidade ingerida para relatar ao profissional. Não tente fazer nenhum procedimento em casa, somente um profissional pode fazê-lo, por isso quanto mais rápido você socorrer o cachorro melhor.

 Alguns cachorros ficam bem após comer chocolate, isso significa que aparentemente não apresentam sintomas, mas isso não quer dizer que não deva levá-lo ao veterinário. Tenha em mente que todo chocolate é prejudicial aos cães, e o diagnóstico final sempre será do médico veterinário.

 O consumo de chocolate, bem como de outros alimentos com alto teor de açúcar, predispõe os cachorros a cáries e outros problemas dentários. Para evitar essa roubada, uma empresa nacional chegou até a desenvolver um petisco que tem sabor, cheiro e aparência de chocolate, mas não é chocolate e pode ser consumido na boa pelo seu melhor amigo.

Fonte: https://super.abril.com.br/

http://petcare.com.br

 

Relacionados

Carrinho
0