Lista de postagem

6 motivos para castrar o cachorro e a idade certa para fazer isso

Algumas pessoas ainda têm certo receio quando a castração. Se perguntam se essa é a melhor forma de prevenir filhotes indesejados, se irão se arrepender disso depois e até mesmo se existem benefícios em optar por castrar o cachorro. A verdade é que a castração é algo muito benéfico para seu cão.

Idade certa para castrar o cachorro

A idade certa para realizar a castração de um cão pode variar. A maioria dos veterinários recomenda que seja feita entre os seis e oito meses de idade, quando o pet já trocou toda a dentição e tomou todas as vacinas.

No entanto, no caso das fêmeas de grande porte o ideal é esperar até que completem um ano para realizar o procedimento.

6 motivos para castrar o cachorro

1 – Menor chance de desenvolver tumor de mama

No caso das fêmeas que nunca tiveram nenhum contato sexual, a doença que mais as acomete é o tumor de mama. Quando a castração é realizada antes do primeiro cio as chances de desenvolver esse tipo de tumor caem para 0,5%. Após o primeiro cio, o valor muda para 8%, após o segundo para 26% e depois do terceiro permanece igual ao de uma fêmea não castrada. Sendo assim o ideal é castrar o cachorro o quanto antes!

2 – Evita brigas e fugas

Os cães machos costumam fugir de casa assim que percebem que há uma fêmea no cio por perto. Ao serem castrados perdem o interesse em ir atrás das fêmeas no cio, evitando assim as fugas e possíveis brigas com outros machos.

 3 – Sem chances de desenvolver piometria

A piometria é uma infecção no útero que costuma aparecer em cadelas adultas e idosas que nunca foram castradas. Essa infecção pode acontecer até mesmo nas fêmeas que tiveram ninhadas de filhotes alguma vez na vida. Considerada grave, a piometria pode muitas vezes ser confundida com o cio normal da cachorrinha e quando não descoberta a tempo leva o animal a morte por infecção generalizada.

4 –Menos xixi pela casa

Os machos têm o hábito de marcar território, com isso acabam fazendo xixi em várias partes da casa. Quando castrados eles perdem esse hábito. Inclusive, se o pet for castrado antes de um ano ele não irá marcar território quando adulto.

5 – Temperamento mais dócil e calmo

Cães muito agitados ou agressivos também tendem a mudar seu temperamento após a castração. Eles ficam mais dóceis e calmos, o que evita problemas de convivência com outros animais da casa e até mesmo com os próprios donos.

6 – Redução da população de cães

Temos muitos animais em situação de abandono ou aguardando por um dono nos canis de adoção. Sendo assim, ao castrar o cachorro você diminui a população de cães e evita ninhadas indesejadas.

 

 

Fonte: https://www.amigocaoshop.com.br/

Recuperar Senha

Informe um e-mail para receber instruções de como criar uma nova senha.