Lista de postagem

Cachorro com carrapato, você sabe o que fazer?

Ele não voa, não pula (como a pulga), mas anda e se agarra no hospedeiro. O carrapato pode atacar uma variedade grande de animais, como cães, pássaros, gatos e humanos.
Normalmente costumam atacar em épocas mais quentes, como no início da primavera ao final do verão. Podem ser encontrados em todos os cantos, desde áreas urbanas à parques e se multiplicam rapidamente em um ambiente.

Humanos não correm o risco de pegar essas doenças diretamente do cachorro com carrapatos, mas carrapatos infectados podem morder e transmitir diretamente essas doenças para os humanos. Então se o seu cachorro está exposto, você, sua casa e família também estão.
Os carrapatos carregam seus próprios minúsculos parasitas, que podem causar doenças graves em animais e seres humanos.

As mais conhecidas no Brasil são:

  • Febre maculosa (transmitida principalmente pelo carrapato-estrela);
  • Babesiose canina e a erliquiose canina (transmitida principalmente pelo carrapato-vermelho-do-cão).

Ambas são popularmente conhecidas como doenças do carrapato. Se não tratadas podem levar à morte, por isso é muito importante saber como tirar carrapato de cachorro e deixar seu peludo livre.

Como tirar o Carrapato do seu Cachorro?

É extremamente importante verificar se seu cachorro tem carrapatos alojados nos pelos e fazer a remoção com frequência. A remoção imediata é uma prioridade para evitar que nossos pets sejam contaminados pelos micro-organismos que podem ser transmitidos por esses animais.

É sempre bom dar um banho no cachorro antes de começar a remover os carrapatos. Existem shampoos especiais e talcos que facilitam a extração de pulgas e carrapatos. Nesse caso, é importante consultar um veterinário para tirar quaisquer dúvidas.

O procedimento correto, após identificar a presença de carrapatos, é manter os pelos do cachorro separados na região afetada. Logo após a separação dos pelos devemos pegar o carrapato com uma pinça e puxar pela cabeça dele, agarrando-o na zona mais próxima à picada. Três coisas são essenciais nesse momento:

  • Não aperte a pele do cachorro;
  • Evite que a cabeça do carrapato se solte e fique enfiada na pele do seu amigo;
  • É preciso arrancar esses ácaros pela cabeça, evitando que ele se solte.

Após a eliminação do carrapato, o correto é mantê-lo em um frasco com álcool durante 24h, pois só assim é possível ter certeza de que ele está de fato morto.
Depois de tirar os carrapatos, devemos limpar e desinfetar a região da picada para ajudar na recuperação do cachorro.

É indispensável que você não esqueça de também tirar o carrapato de cachorro da sua casa.

Os ciclos de vida tanto das pulgas quanto dos carrapatos incluem períodos em que eles se instalam na residência. Se seu cachorro está infectado é muito provável que a sua casa também esteja.

Para eliminar os carrapatos da sua casa, use produtos de limpeza para casa específicos para isso. Também aspire a casa com frequência, de preferência uma vez por semana.

Em casos extremos é indicado que você procure uma empresa especializada em dedetização para resolver definitivamente o problema.
Atenção: sempre tire seus animais de casa por algum tempo quando for usar produtos mais pesados para evitar intoxicações.

Tenha em mente que se tudo for feito com cuidado, você vai garantir uma vida mais feliz e saudável para seu peludo.

 

https://cachorrode29anos.com

Recuperar Senha

Informe um e-mail para receber instruções de como criar uma nova senha.