Ração ou alimentação natural: o que é melhor?

A chamada alimentação natural se popularizou com promessas de evitar doenças, fazer o animal viver mais e curar todos os males. Já a velha conhecida ração ficou com fama de vilã nessa história toda.

Mas afinal, qual a verdade?

Fatos sobre ração e alimentação natural

A ração é totalmente balanceada e boas marcas e linhas têm uma ótima formulação que não vai deixar faltar nada para seu animal. Ela, por vezes, é rica em aditivos naturais, balanceada em ômegas, possui alto teor de proteínas (proteínas em geral e não somente de proteína animal) e algumas já são até livres de grãos e transgênicos.

Todavia, como ponto negativo, elas não são customizáveis, ou seja: se o animal tiver vários problemas de saúde, não conseguimos adicionar ou subtrair ingredientes de uma ração, todas têm alta taxa de carboidrato e baixa quantidade de água. Além do que falamos de um produto industrializado, seco e com o mesmo sabor, nada que daríamos ou que seria recomendado aos nossos filhos humanos, por exemplo.

Já a comida é feita com ingredientes nobres, que seriam próprios para consumo humano, você sabe e escolhe cada ingrediente. É comumente usada proteína digestível, é mais gostosa, tem menor taxa de carboidratos, tem mais água e por ser fresca é mais rica em antioxidantes naturais e pode ser adaptada a várias doenças ao mesmo tempo.

Por outro lado, não é prática como a ração, compete com o ser humano no quesito sustentabilidade, e o mais sério: pode trazer problemas de saúde se não for balanceada corretamente.

E então? O que fazer?

Pesar os prós e contras de cada forma de alimentação. Se você gosta dos benefícios da alimentação natural e vai fazer da forma correta, creio que esta é sim uma excelente escolha. Isso por todos os benefícios que vemos ao iniciar esse tipo de alimentação para os cães e gatos. Pelos mais brilhantes, cães mais ativos e até mesmo menos idas ao veterinário para cuidar de doenças. Inclusive os custos de uma boa ração e de uma comida feita em casa são similares.

Mas se você acha que dar comida é colocar restos, que não precisa pesar cada ingrediente e quer cozinhar por sua conta sem nenhuma orientação e suplementação, é melhor parar imediatamente o que está fazendo e seguir com a ração.

Muitas pessoas têm vários cães, não têm tempo de balancear e de fazer a comida com extrema responsabilidade. Por isso a alimentação caseira não é uma opção de forma alguma.

É preciso ter cuidado ao oferecer comida para os cães, pois eles têm necessidades nutricionais diferentes das nossas. Oferecer comida sem nenhum acompanhamento ou orientação pode sentenciar seu animal a severos problemas de saúde.

Por isso, tome cuidado e veja o que você tem condições de oferecer e lembre-se: a melhor alimentação para seu animal é a que ele aceita e que cumpre a todas as exigências nutricionais dele. Não siga modismos ou invenções, pois isso pode prejudicar muito a saúde do seu amigo peludo. ​

 

Fonte: www.clubeparacachorros.com.br

Relacionados

Carrinho
0