DESMAME DE CACHORRO- QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER?

O desmame dos filhotes de cachorro acontecem, normalmente, a partir do seu primeiro mês de aniversário, embora a mãe ainda tenha leite, muitas vezes até a sexta semana do parto.

Antes do desmame: Os cuidados durante a amamentação

Enquanto a mãe estiver amamentando é preciso evitar mexer muito nos filhotes. A proteção materna pode tornar a mãe agressiva, e isso é natural: ela quer proteger os filhotes, sabe que eles são frágeis e que dependem de seus cuidados.

No final do primeiro mês, quando já estão mais fortes, os bebês cãezinhos começam a ter os primeiros dentes e sua intenção é explorar o ambiente. Também é o momento em que se interessam por água e pelos primeiros alimentos sólidos. Os filhotinhos precisam de uma dieta adequada nesse período, pois é quando eles se acostumam com alimentos sólidos, mas ainda não abandonaram totalmente o leite materno.

Nesse período o leite já não fornece todos os nutrientes que os filhotinhos precisam e a alimentação deve ser específica para a idade deles. Tanto os filhotes precisam de suplementos, já que estão mais ativos, quanto a mãe, que acaba se desgastando com o fornecimento do leite aos filhos.

Não desmame os filhotes de uma vez

Assim como qualquer criança humana, os filhotinhos precisam ser acostumados com a alimentação sólida. Então, nunca os tire de uma vez da mãe. Eles precisam ir tomando o leite materno e, ao mesmo tempo, ingerindo alimentos que lhes forneçam mais nutrientes. Existem papinhas específicas para filhotes, bem como para a mãe que está amamentando.

Enquanto eles vão desmamando e começando a comer, acostumam-se mais rapidamente e você terá filhotes saudáveis e fortes. Nunca forneça aos filhotinhos o leite de vaca, com a intenção de suplementar o leite materno. O leite da mãe tem tudo o que eles precisam nesses primeiros dias de vida.

Os filhotinhos podem, num primeiro momento, rejeitar os alimentos que oferece, mas você deve insistir em manter à disposição deles a nova dieta. Com o tempo e com a agitação que normalmente têm os filhotes, acabarão por sentir fome e irão se acostumar com o novo alimento.

Quando estiverem nessa fase também é importante manter a comida à disposição, pois a mãe pode, algumas vezes, se recusar a dar de mamar aos filhos. Isso porque eles já possuem os primeiros dentes e acabam machucando as mamas maternas, provocando desconforto na mãe.

Aos poucos, e naturalmente, eles vão deixar de mamar, preferindo mais a comida do que o leite e esse processo também será natural: a mãe vai deixando de produzir leite.

Fonte: www.adimaxpet.com.br

 

 

 

Relacionados

Carrinho
0