CACHORRO OBESO – CAUSAS E O QUE FAZER

Por que o cachorro fica obeso?

As causas mais comuns de um cachorro obeso são a alimentação inadequada e pouco exercício físico, ou as duas coisas! O problema pode ser o tipo de ração que o cachorro come ou a rotina de alimentação.

Caso a ração pela qual você optou não seja a ideal para ele, existem opções no mercado para diferentes níveis de atividade, específicas para raças e até para animais castrados. Além disso, a alimentação sem um horário certo ou à vontade aumenta as chances de obesidade canina, assim como aquele petisco ou sobra do nosso almoço pode prejudicar bastante a saúde deles. O veterinário pode indicar a dieta ideal para o seu cachorro, mesmo que ela inclua uma ração light.

A quantidade de exercício certa também varia um pouco de acordo com a raça e a rotina da sua família, mas é preciso ter atenção: pelo menos uma boa caminhada por dia é imprescindível. E isso não ajuda só no controle de peso, mas também a divertir o peludo e fazer com que ele fique menos ansioso. Se você não tem tempo para passear com o cachorro, contratar um dog walker de confiança pode ser uma boa saída. Brincar bastante com ele dentro de casa também acrescenta uma dose de exercício, mas não dá para dispensar a caminhada.

O médico veterinário é a melhor pessoa para indicar a alimentação e nível de exercícios ideal para o cachorro. Ele também deve ser consultado para fazer uma investigação mais profunda: já pensou que a obesidade canina pode ser a consequência de alguma doença? Problemas hormonais, assim como em humanos, podem prejudicar o organismo.

 Por que se preocupar com o cachorro gordo?

O excesso de gordura não é apenas um incômodo para os cães. Assim como com as pessoas, um cachorro gordo pode desenvolver várias outras doenças. Se a obesidade e essas doenças não forem tratadas corretamente, elas diminuem muito o tempo e qualidade de vida dos animais e podem até levá-lo à morte.

Um cachorro obeso também sente desconfortos para fazer atividades diárias e se locomover. Ele se esforça muito mais para realizar ações simples, sobrecarregando o sistema respiratório e circulatório.

Os ossos e articulações de um cachorro gordo também são muito prejudicados pela sobrecarga de peso, especialmente se seu cão já tem predisposição a problemas na região. Cachorros obesos têm mais predisposição à fraturas, artrites e rupturas de ligamentos, além de maior risco de vida em procedimentos anestésicos se precisarem de alguma cirurgia. Condições de algumas raças, como a displasia coxofemoral (uma anormalidade nas articulações), por exemplo, são muito agravadas quando o peso está acima do ideal.

Ao contrário de nós, humanos, não foi comprovado que a obesidade canina causa alterações cardíacas em cachorros gordos, mas o sistema respiratório dos nossos peludos pode ficar prejudicado pela gordura corporal e algumas condições raciais, como a síndrome do braquicefálico (cães com focinho achatado), podem ser agravadas e dificultar a respiração deles.

Outro distúrbio comum e muito perigoso em cachorros gordos é a diabetes. Essa doença causa grande sofrimento no peludo, e pode ser uma preocupação até o final da vida dele.

Como ajudar o cachorro obeso a emagrecer?

O primeiro passo é consultar o veterinário. Não só pelo diagnóstico e plano de reversão, mas também pela investigação da obesidade. Depois de conversar com ele, ponha em prática o plano de alimentação e exercício definido. Pode ser que você precise trocar a ração normal do cachorro obeso por uma ração para cães obesos e precise também ajustar a porção que ele come. Siga as instruções que estão na embalagem da própria ração, pois cada marca e categoria tem um volume ideal para ser ingerido conforme o peso do cão.

Também é bom estabelecer uma rotina de horários e frequência das refeições diárias: cachorros adultos devem comer duas vezes ao dia (filhotes, três vezes) e sempre nos horários que você definir. Evite o máximo possível os petiscos industrializados. Eles são ricos em gorduras e carboidratos, pobres em nutrientes e podem tirar o apetite para a ração equilibrada.

O mais legal desse processo todo é que, além de ajudar seu filho de quatro patas, você e ele vão criar laços mais fortes e positivos. Desenvolver um estilo de vida muito mais divertido e gostoso para vocês dois também aumenta a quantidade de amor que vocês dividem.

Fonte: https://love.doghero.com.br/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Relacionados

Carrinho
0