O que são os mascotes corporativos?

Os mascotes corporativos, também conhecidos como mascotes publicitários, são personagens especialmente projetados para representar determinadas marcas. Através deles, as empresas conseguem construir uma personalidade que é transmitida ao público em suas campanhas publicitárias, e que geralmente falam com as suas emoções e senso de humor.

Um mascote corporativo não é usado apenas para vender produtos ou promover serviçosSua principal função é a de interagir com o público para comunicar a proposta de valor de uma marca. A ideia é mostrar aquele ‘algo a mais’ que ela tem a oferecer e que contribui com um valor ou um benefício para o dia a dia dos seus clientes. Desta forma, quando são projetados e usados de forma inteligente, esses personagens podem se tornar o emblema das marcas.

Na verdade, alguns mascotes corporativos são tão bem-sucedidas que se tornam mais representativos do que o logotipo, e tão importantes quanto o nome de uma empresa.

Exemplos de mascotes corporativos

Para analisar como bons mascotes corporativos podem ser emblemáticos e à prova do tempo, selecionamos três personagens que conseguiram se tornar a cara e a alma das marcas que representam.

1. Mickey Mouse, o emblema da Disney

Talvez Mickey tenha sido originalmente pensado como o personagem principal das primeiras histórias de Walt Disney. No entanto, a sua maneira de se expressar e o carisma que despertou no público rapidamente o transformaram no mascote corporativo da Disney.

Mickey fez a sua primeira aparição na década de 20 no curta-metragem O Vapor Willie. Após mais de 90 anos de sua criaçãoo ratinho carismático ainda está presente na mente do público e é, sem dúvida, o emblema de sua marca.

2. O coelho incansável da Duracell

Após a sua primeira aparição na televisão durante a década de 1970,o  coelhinho da Duracell conseguiu captar a atenção do público quase instantaneamente.

Com uma aparência meiga e comportamento cheio de energia, este personagem foi cativando o público de todas as idades, fazendo um sucesso especial entre as crianças. Devemos nos lembrar de que os coelhos são animais de estimação muito populares entre elas.

Através do seu coelhinho rosa, a Duracell foi capaz de transmitir que  oferece não apenas pilhas, mas uma energia inesgotável. Quem de nós nunca quis se sentir mais vivo e ter mais energia para enfrentar os compromissos diários?

3. Tigre Tony, o mascote corporativo da Kellogs

Se voltarmos algumas décadas no tempo, veremos que o hábito de comer cereais açucarados é relativamente novo na nossa cultura. Na verdade, poderíamos considerá-lo como um dos exemplos da globalização do American Way of Life. O tigre Tony foi criado para gerar simpatia nas crianças, que costumam ser o público mais fiel deste produto.

A sua compleição física e comportamento aventureiro são projetados para transmitir a ideia de que os seus cereais têm mais do que açúcar e carboidratos: eles são uma fonte de energia e força. Apesar de esses dados serem discutíveis, o sucesso do Tigre Tony não é.

Não devemos nos esquecer de que, em um mercado digital cada vez mais competitivo, conquistar a confiança e a empatia do público é uma vantagem muito importante.

 

Fonte https://meusanimais.com.br

 

 

 

Relacionados

Carrinho
0