Por que os gatos mordem?

Quem tem gatos sabe que a personalidade desse animal é complexa e nem todo bichano é igual ou segue o mesmo padrão. Existem os mais dóceis, que fazem tudo por um carinho, os mais independentes, que preferem ficar na deles e também alguns mais agressivos e agitados. Por esse motivo, é bem mais complexo criar um perfil de comportamento para os felinos, no entanto, quando os gatos mordem suas visitas ou até você mesmo, algumas coisas devem ser observadas.

Por que os gatos mordem? – Conheça seu bichano

A primeira questão é conhecer bem o seu gato. Tente identificar a personalidade do felino, observando o que ele gosta e o que não gosta.

Reação normal

Na maioria das vezes, quando o gato morde ele está demonstrando que está descontente com algo ou com medo. Pode até ficar irritado com o excesso de carinho ou de brincadeiras, especialmente quando se trata de um felino mais independente. Se isso acontecer com o seu bichano, tente parar o que o estiver incomodando. Lembre-se que seu gatinho não sabe falar, então esse tipo de atitude é uma forma que ele encontra de se comunicar. Fique atento sempre à expressão corporal do seu amiguinho.

Brincadeira

Algumas vezes, os bichanos são acostumados desde pequenos a dar pequenas mordidinhas durante a brincadeira. Essa ação costuma ser mais comum quando ele é treinado, desde filhote, a brincar com as mãos das pessoas de forma mais enérgica. O gato também pode morder pernas, tornozelos ou outra parte do corpo como forma de demonstrar afeto. No geral, as mordidas de brincadeira costumam ser mais fracas do que aquelas que demonstram desagrado com algo. O problema é que quando crescem, os gatos ficam mais fortes e podem começar a morder com mais força também. Nesse caso, você pode tentar mudar o hábito do animal estimulando ele a brincar com brinquedos como guizos e espanadores, que chamam a atenção dele, divertem e não machucam.

Estresse ou tédio

Quando as mordidas começam a ficar frequentes pode ser um sinal de alerta de que seu bichinho anda estressado ou entediado. Se ele passa muito tempo sozinho, em um ambiente que não traz estímulos para ele, como brinquedos e arranhadores, e morde frequentemente, tente mudar os hábitos da casa para tornar a vida do seu bichano mais divertida. Diversifique o ambiente, colocando alguns brinquedinhos, proporcione momentos de qualidade e brincadeiras no momento que estiver com seu bichano e certifique-se de que a saúde do seu animal está em dia, levando ele a um veterinário regularmente.

 

Fonte: https://www.chicdog.com.br/

 

 

Relacionados

Carrinho
0