Lista de postagem

Meu cão pode subir no sofá?

Seu amigo de quatro patas gosta de subir no sofá? Será que este é um comportamento adequado para os pets? Depende da situação e de quão comportado ou adestrado seu animal é. Confira algumas dicas de quando você pode deixar seu companheiro peludo sentar ao seu lado.

Se o cão tem personalidade dominante ou algum tipo de agressividade, não é recomendado deixá-lo subir no sofá, já que isto vai demonstrar que ele é o líder da casa. Ele entenderá que aquele território é dele também, não seu. Este comportamento pode ser agravado com o tempo, mesmo que você não note.

No entanto, se o cachorro é tranquilo, comportado e obediente, não há problema algum nós dividirmos o sofá com ele. O animal vai compreender que é uma recompensa por sua boa conduta.

pet-sofa

Porém, não é sempre bom deixar o cão subir na hora em que bem entender, seja por questões de higiene, visitas ou para evitar o excesso de confiança do pet. Separamos algumas dicas para não deixar que o animal de estimação não vá para o sofá sempre:

  • Cubra com elementos estranhos ao animal. Um pouco de papel alumínio, latas vazias e objetos parecidos, que causam sons diferentes e afastem o cachorro do local.
  • Borrife algum lençol com algum aromatizador forte e forre o sofá. Os cães não são fãs destes cheiros, e ao repetir a medida por alguns dias, eles perderão o interesse.
  • Seja firme com o “não” e leve-o para a própria cama. Recompense-o com carinho e alguma guloseima pela obediência, para que entenda qual é seu local de descanso.

Desta forma, você tem o controle de quando o pet pode sentar-se ao lado dele sem preocupação de desobediência e agressividade no futuro. Lembre-se também de manter a higiene do animal de estimação em dia, para que não suje sua mobília!

Recuperar Senha

Informe um e-mail para receber instruções de como criar uma nova senha.