Lista de postagem

Proteja seu pet dos mosquitos e pernilongos

Quando pensamos em parasitas que incomodam os nossos pets, as pulgas e carrapatos são os mais lembrados, justamente por serem os mais comuns. Mas existem outras ameaças que podem incomodar bastante os nossos pets: os mosquitos e pernilongos. O mosquito é muito ágil, pequenino, escuro com listras brancas, se reproduz em água limpa, ataca em plena luz do dia, a vítima nem sente a picada e pode transmitir a dengue, febre amarela, zika e chikungunya, doenças que tem preocupado a população nos últimos verões. Já o pernilongo prefere a madrugada, tem tamanho pouco maior, marrom e mais lento, coloca seus ovos em água suja rica em matéria orgânica e atormenta as noites de sono com seu zumbido e sua picada dolorida, que causa coceira, vermelhidão e grande incômodo. Os dois espreitam nas sombras, dentro das casas, esperando a oportunidade de se alimentar com sangue necessário para produzir seus ovos. Com a chegada do verão, acelera-se o ciclo reprodutivo e de desenvolvimento dos dois mosquitos mais urbanos do mundo: o Aedes aegypti, o já conhecido vetor da dengue, e o Culex quinquefaciatus, o pernilongo doméstico.
É importante conhecer as diferenças para controlar a população dos dois insetos e eliminar seus criadouros, sejam os focos de água parada e limpa, no caso do Aedes aegypti, ou suja, no caso do pernilongo. Para evitar uma proliferação ainda maior, só com a ajuda de todos é que este controle poderá ser feito, pois ninguém escapa da ação terrível destes insetos e nossos pets sofrem ainda mais, pois não tem os repelentes e nem sabem como reclamar. Então fique atento aos sinais de incômodo do cachorro ou gato, pois as picadas podem transmitir várias doenças para nossos animais de estimação. E fica a dica: mosquitos e pernilongos atacam mesmo que o ambiente esteja limpo e desinfetado.

 

Os males que as picadas podem causar

Muitas vezes as picadas de insetos não chegam a prejudicar, mas se forem mais intensas, poderão deixar seu animalzinho com anemia e desencadear doenças como dirofilária, leishmaniose, alergias entre outras.

Uma simples coceira ocasionada por uma picada pode provocar irritação, inchaço e até causar febre, vômitos e fraqueza. O animal pode ficar em choque, com batimentos cardíacos acelerados, a respiração mais rápida e pode chegar a afetar o coração (acelerar) do seu pet.

Existe também o risco dos insetos depositarem ovos de onde nascem as larvas e isso pode ser um problema grave, pois as larvas transmitidas pelos insetos entopem a cavidade cardíaca e prolifera a população de vermes, causando a insuficiência dos músculos e reduzindo o bombeamento de sangue, resultando em fadiga no animal.

A vermifugação é uma forma de proteger seu animal das picadas, pois a medicação se espalha pelo organismo do animal afastando os insetos.

E lembre-se de usar um desinfetante de citronela na sua casa, o Eliminador de Odores Sanol Dog Citronela limpa e desinfeta os ambientes e a citronela ajuda a espantar os mosquitos e pernilongos.

 

Cachorro NÃO pega dengue

Apesar do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue conseguir picar outros animais, ele só transmite a doença para humanos.

Por conta disso, seu cachorro ou gato não terão essa doença se forem picados por este mosquito.

Mas é importante lembrar que apesar dos cães e gatos não fazerem parte do ciclo da dengue, eles fazem parte de ciclos de outras doenças gravíssimas citadas anteriormente e transmitidas por insetos.

Para proteger os pets é importante fazer uso de produtos específicos para afastar os mosquitos e pernilongos e prevenir doenças. E não esqueça de fazer uma verificação semanal dos locais onde possam haver poças de água acumulada (quintais, tampas de bebidas no chão, brinquedos, calhas, resto de obras, ralos, etc) para evitar a proliferação desta ameaça.
Na dúvida, peça sempre a ajuda do seu médico veterinário.

 

Fonte: Scientific American Brasil

Colaboração Rhandia Arruda – Engenheira Química

 

Recuperar Senha

Informe um e-mail para receber instruções de como criar uma nova senha.