Lista de postagem

Por que os gatos têm medo de banho?

Você já deve ter visto muitas imagens de gatos fugindo com medo na hora de tomar banho. E a explicação pode estar na herança milenar da linhagem genética dos gatos domésticos.

É que a aversão que os bichanos têm da água se deve a sua origem na trajetória de evolução dos felinos. Os gatos domésticos que conhecemos hoje são descendentes de uma espécie de gatos selvagens que vivem numa região entre o leste do Mediterrâneo e o Iraque.

Foi nessa região que começou o processo de domesticação dos bichanos, há 10 mil anos, numa época em que começava o desenvolvimento da agricultura e a estocagem de grãos. Esse armazenamento atraía ratos, que, por sua vez, atraíam gatos selvagens que queriam caçá-los.

Com o passar do tempo, essa espécie de gatos selvagens foi perdendo algumas características e mantendo outras, o que deu origem ao gato doméstico que conhecemos. A espécie deixou de ser feroz, mas manteve outros traços como a adaptação para caçar presas em terra e nas árvores, mas não na água.

Embora conheça a origem desse hábito dos gatos, a Ciência ainda não sabe o que está por trás dele. Por isso, de acordo com Castanho, não se sabe ao certo que essa aversão é, por exemplo, por medo de se afogar ou de sentir frio. A “fuga do banho” não é uma regra entre os felinos. Há casos como os da onça pintada e do tigre, que nadam muito bem e fazem isso com frequência para caçar.

 

Fonte: Portal Terra

 

Recuperar Senha

Informe um e-mail para receber instruções de como criar uma nova senha.