Lista de postagem

Conheça o significado das expressões e posturas dos gatos

Estudos revelam que os gatos possuem expressões faciais que sequer imaginamos.

Cientistas querem desmistificar a ideia de que os felinos são antipáticos, já que diferente dos cachorros, os gatos são mais independentes. Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram gatos domésticos para detectar até as mínimas alterações nas expressões dos gatos, sobretudo quando não interagiam com humanos. Assim, descobriram que as expressões oscilam entre interações tranquilas, medo e frustração. Ou seja, sentimentos que vão muito além de felicidade ou tristeza. Conheça um pouquinho mais sobre as expressões e posturas do seu gato, para que você saiba o que ele está pensando:

 

Gato Relaxado

Um gato relaxado tende a ficar com orelhas levemente voltadas para o lado e baixo, com bigodes retos e expressão tranquila. Os gatos costumam ter um sono leve, acordando com qualquer barulho ou presença. Mas quando estão relaxados, é comum que eles abram os olhos bem devagar apenas para ver o que está acontecendo, e deixando-os meio abertos enquanto descansa.

 

Expressões e postura dos gatos

Gato Bravo

Quando um felino sente que está em uma situação de perigo, suas orelhas e bigodes vão totalmente para trás, a fim de evitar que sejam machucados durante uma briga. Seus olhos ficam mais estreitos e suas presas à mostra para assustar o inimigo mostrando sua ferocidade.

 

Gato Assustado

Os gatos podem ser animais destemidos, mas também sentem medo. Principalmente quando passam por uma situação diferente do que estão acostumados no dia a dia. Quando se assustam, os felinos tendem e dilatar as pupilas, abaixar as orelhas, encolher o rabo e arrepiar os pelos. Os felinos, em geral, não costumam se esconder. Eles preferem se proteger com um ataque. Por isso que vimos muitos gatos tentando arranhar cachorros grandes ou fazendo um barulho com presas à mostra.

 

Gato Curioso

Gatos são animais muito curiosos e atentos. Eles querem saber tudo o que está acontecendo ao seu redor. É possível perceber essa expressão quando suas orelhas estão totalmente voltadas para frente, a fim de captar todos os sons do ambiente. As pupilas se dilatam e os bigodes se posicionam para frente.

 

Curiosidades sobre gatos:

1 – Evite encarar seu gato, pois eles consideram isso um ato hostil.

2 – Os pelos dos gatos são responsáveis por sentir o mundo ao redor deles. Por isso, tanto o rabo quanto o bigode são partes ativas nas reações felinas.

3 – Muitos não acreditam, mas os gatos amam seus donos e demonstram de formas diferentes. Para demonstrar afeto, os felinos costumam apoiar as patas firmemente no dono. Eles também têm o costume de roçar nas pernas dos humanos, mas esse ato, além de demonstrar afeto, é uma forma de marcar território.

4 – Cada gata tem entre 1 a 9 filhotes. A maior ninhada já registrada foi de 19 filhotes, mas apenas 15 sobreviveram.

5 –  Os gatos têm mais ossos que o corpo humano. Eles têm 260 ossos, enquanto nós temos 206.

6 – Os gatos suam pelas patas. Essa parte do corpo do gato é muito sensível, e por isso eles não gostam muito que sejam tocadas.

7 – Um gato é capaz de saltar sete vezes a sua altura em um único salto.

8 – Os miados servem como uma forma de chamar atenção das pessoas. Os felinos não costumam miar um para o outro.

 

 

Fonte: Veja São Paulo

Fonte: Revista Galileu

Recuperar Senha

Informe um e-mail para receber instruções de como criar uma nova senha.