Lista de postagem

Cuide da saúde do seu filhote

Cuide da saúde do seu Filhote

Filhote é uma uma fofura irresistível, mas para garantir a saúde dessa bolinha de pelo, é importante levar ao veterinário para os primeiros cuidados logo após o desmame. Confira:

1.EXAME DE FEZES:

A partir de 5 a 30 dias de idade, sempre antes do início da vacinação, para identificar diferentes parasitas e escolher o vermífugo adequado, preparando o seu filhote para as doses seguidas de vacina.

 

2.VERMIFUGAÇÃO:

Após resultado do exame de fezes ou antes (presença de vermes nas fezes) no filhote. Pode-se iniciar a vermifugação com 30 dias de idade, repetindo após 15 dias e depois novo ciclo no final da  vacinação. Lembre-se que a dose é calculada de acordo com o peso do animal.

 

3.VACINAÇÃO EM FILHOTE:

Em animais saudáveis e vermifugados, após a introdução ao ambiente definitivo e quando já estiver se alimentando normalmente de ração, evitando sempre coincidir com situações de estresse.

– PRIMEIRA DOSE:

Em torno de 45 a 60 dias de idade – Vacina Polivalente ( V8 ou V10).

– SEGUNDA DOSE:

30 dias após: Segunda dose da V8 ou V10 e primeira dose da vacina contra Bordetella (Gripe dos Cães).

– TERCEIRA DOSE:

30 dias após: Terceira dose da V8 ou V10 e segunda e última dose da vacina contra Bordetella.

– QUARTA DOSE:

30 dias após: Vacina Antirrábica (dose única). Para alguns animais dependendo da avaliação do Médico Veterinário pode se fazer uma quarta dose da V8 ou V10. A maioria dos filhotes de cães termina o esquema de vacina em torno do quarto/quinto mês de vida.

 

4.PREVENÇÃO PARA DIROFILARIOSE ou DOENÇA DO VERME DO CORAÇÃO:

Iniciar de acordo com o preventivo escolhido, em torno do quarto mês de vida.

 

5.PREVENÇÃO DE ECTOPARASITAS (PULGAS E CARRAPATOS):

Pode-se iniciar a partir de 30 dias de vida de acordo com o produto escolhido e a frequência dependerá da exposição aos parasitas e do produto escolhido.

 

6.CASTRAÇÃO PRECOCE:

Quando a opção é pela não reprodução, deve-se instituir a castração precoce das fêmeas a partir do quinto mês de vida (quando da troca dos dentes caninos), principalmente para prevenir o tumor de mama. Nos machos teria indicação para evitar marcar territórios com urina ou diminuir agressividade.

 

7.ALIMENTAÇÃO:

Ração de filhotes até 10 a 12 meses de vida (de acordo com a raça), depois desse período inicia-se a ração de adulto.

 

8.BANHO /TOSA:

De acordo com a raça e particularidades de pele/pelo, podendo no caso de filhotes sadios iniciar a partir de 45 dias de vida. A frequência dependerá da necessidade.

 

9.CUIDADO COM DENTES:

Deve-se condicionar o seu animal a escovação dos dentes a partir do segundo mês de vida com o intuito de ir se acostumando com a escovação. Cães que escovam os dentes regularmente, normalmente não precisam de fazer o tratamento periodontal, eliminando os riscos de anestesia e economizando o custo do tratamento.

 

10.TROCA DE DENTES:

Os filhotes iniciam a troca de dentes de leite por definitivos em torno de 4 a 6 meses de idade, iniciando pelos dentes incisivos (da frente). Nesse período pode ter sangramento gengival, desconforto e coceira nas gengivas, além do mau hálito.

 

 

Fonte: Pet Care

Recuperar Senha

Informe um e-mail para receber instruções de como criar uma nova senha.