AGOSTO é mês de Vacinação contra a raiva

Agosto é mês de Vacinação contra a raiva

Você sabe por que Agosto é chamado de “o mês do cachorro louco”?

Uma das interpretações mais conhecidas é que durante o mês de agosto a concentração de cadelas no cio aumenta bastante devido às condições climáticas. E quando as cadelas estão no período fértil, os cachorros ficam “loucos” e brigam para conquistar a fêmea.
Embora o contágio possa acontecer durante todo o ano, é neste período que ocorre um grande contato entre eles e faz com que a raiva se prolifere mais rapidamente.
Por este motivo, Agosto é o mês escolhido para as vacinações gratuitas para cães e gatos contra a raiva.

A infecção ocorre por ferimento provocado por mordedura de um animal contaminado e ataca o cérebro, levando à morte. O maior transmissor da raiva entre os animais, no Brasil, é o morcego.
A raiva é um vírus que é transmitido pela saliva dos animais. Todos os animais podem contrair a raiva, desde que tenham um ferimento na pele e contato com a saliva de um animal raivoso.

Agosto é mês de Vacinação contra a raiva

Importante saber:

• Todos os animais, a partir dos 2-3 meses de idade, devem ser vacinados.
• Normalmente ela se manifesta com alterações neurológicas, como agressividade, mas podem existir também outros sintomas, por isso, se o animal apresentar qualquer alteração de comportamento, procure um veterinário.
• Essa é uma doença que não tem tratamento, por isso, o ideal é preveni-la.
• Para prevenir a doença é primordial nunca se aproximar de animais com suspeita da doença.
• No dia da vacina é recomendado que os cães estejam com coleira e guia e, se forem agressivos com estranhos, de focinheira para não agredir o agente sanitário que irá aplicar a vacina.
• Os gatos deverão estar em caixas de contenção ou outro meio de transporte seguro.
• Além da campanha da prefeitura, as clínicas veterinárias também estão aptas a aplicar a vacina contra a raiva, basta consultar um veterinário.

Veja na sua cidade como e quando será a vacinação gratuita para cães e gatos e não deixe de vacinar o seu animalzinho.

 

 

Fonte: idmedpet

Relacionados

Carrinho
0