A TOSA NOS CAVALOS

A Tosa dos cavalos é um daqueles trabalhos que muitos proprietários não gostam. Alguns não sabem se devem ou não tosar, é um serviço demorado e, muitas vezes, pode ser estressante para o cavalo e para ele mesmo. Mas você não deve temer tosar seu cavalo. Se você, ou alguém de sua confiança (e do cavalo!), sabe como manusear uma máquina de tosa e uma tesoura com segurança e consegue manter a calma, pode conseguir um cavalo relaxado durante toda a experiência. Assim você pode terminar o dia com um cavalo que parece que foi para o pet shop.

Quando fazer a Tosa do seu Cavalo?

Deve-se observar o pelo do cavalo, pois começa a se preparar para o inverno em meados abril e maio. Se o pelo do cavalo cresce rapidamente, você pode precisar fazer uma segunda tosa, às vezes até mesmo uma terceira, mas a última tosa do ano deve ser o mais tardar no final de agosto ou começo de setembro, uma vez que começa a interferir com a pelagem do verão.

Por que tosar?

Quando as folhas começam a cair e as primeiras brisas frias sugerem que o inverno está a caminho, é hora de decidir se vai tosar ou não seu cavalo. A tosa é benéfica para o cavalo que vai ser trabalhado durante o inverno, pois permite que o calor do corpo seja dissipado, o que impede que o cavalo fique muito suado.

Se não for devidamente esfriado/descansado após um passeio, o cavalo pode tornar-se gelado demais, já que o suor esfria e os pelos longos permanecem úmidos. Um cavalo que pega uma friagem fica mais propenso a cólicas, resfriados e outros problemas de saúde. O proprietário do cavalo que pretende montar durante o inverno deve considerar a quantidade de trabalho que o cavalo vai fazer, e as condições que ele vai viver e trabalhar.

A tosa pode ter benefícios de saúde também. Manter as patas e boletos tosados pode ajudar a prevenir doenças como as micoses, dermatites, carepas e facilita na percepção de pequenos cortes e arranhões.

 

Fonte: www.cavaloatleta.com.br

Relacionados

Carrinho
0