Saiba a importância de uma boa saúde bucal nos gatos

Os gatos são pets muito higiênicos, mas quando o assunto é saúde bucal, porém, a história é diferente. Escovar dente de gato é um assunto sério! A gengivite e a formação da placa de tártaro são dois dos problemas mais comuns relacionados à falta de higiene bucal.  Há, ainda, a reabsorção dentária, que é uma inflamação na região da boca. Essa doença causa a fragilização e até mesmo perda dos dentes. Apesar de carinhosos, os gatos podem ser um pouco relutantes com uma intervenção desse tipo. 

 

Saúde bucal: Como escovar dente de gato?

Apesar de muito limpinhos, os gatos morrem de medo de água e, às vezes, não gostam de ser higienizados com frequência.

É tudo uma questão de costume! Se o pet tiver o hábito de ser submetido à higiene bucal, poderá encarar esse momento como uma pausa para receber atenção e carinho:

  • Realize a escovação em um ambiente tranquilo, onde o pet possa ficar calmo;
  • Comece fazendo um carinho até que o gato esteja bem relaxado;
  • Com a ajuda da escova de dente para gato, vá realizando movimentos leves,
  • À medida que o pet for ganhando confiança, a escovação será mais fácil e completa.
  • É importante que o bichano entenda o momento de escovação como um ato de carinho. Isso irá tornar o hábito de escovar dente de gato uma coisa prazerosa.

Importante: Nunca force a escovação. Isso pode estressar o pet e, com o tempo, traumatizá-lo, o que tornará a higiene do gato mais difícil.

 

Estabeleça uma frequência da escovação

Caso o tutor não possa cuidar da higiene bucal do animal todos os dias, ela deverá ocorrer, no mínimo, três vezes por semana. 

Se por algum motivo, não for possível escovar o dente de seu gato, existem alternativas para cuidar da higiene bucal de seu amigo. Hoje, encontramos no mercado opções de produtos que limpam a boca de maneira eficaz, especialmente pensadas para pets que não se dão bem com a escovação; mas lembre-se, assim como outros aspectos da rotina, a saúde bucal de seu pet deve ser sempre acompanhada pelo médico-veterinário. Ele saberá indicar se a limpeza está sendo feita da maneira correta ou se seu amigo precisa de algum tratamento dentário.

 

Fonte: https://www.petz.com.br/

 

Relacionados

Carrinho
0