Por que os gatos amassam o pãozinho?

Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. E cá entre nós, é a coisa mais fofa né?

Por que os gatos amassam o pãozinho: conheça os motivos

Lembrança de quando eram filhotes:  o movimento de afofar é o mesmo que faziam quando eram filhotes e ainda mamavam na mãe. A `’massagem” ajuda a estimular a produção de leite.  Alguns gatos já adultos amassam pãozinho para ter essa sensação de conforto que tinham. Por isso, quando ele fizer isso em você, lembre que estão em um momento de tranquilidade e confiança e não briguem com ele ou mandem eles pararem; 

Para ativar as glândulas da região: há quem acredite que eles fazem esses movimentos para ativar glândulas que soltam odores e, assim, marcarem território. O ato de afofar o local pode ser comparado com os cachorros que urinam foram do lugar para demarcar território. 

Deitar para dormir em local fofinho: outra teoria para esse comportamento é que ele é instinto de quando eram selvagens e dormiam em pilhas de folhas, por exemplo. O ato de afofar deixava o local mais aconchegante. Por isso, quando encontram uma coberta ou alguma coisa que possa ser usada para dormir, eles afofam antes. Assim, garantem a qualidade da soneca.  

Para que esse gesto de carinho e confiança não machuque os donos, o ideal é manter as unhas sempre aparadas. Por isso, o arranhador é um acessório indispensável em toda casa com gato. E, como eles fazem isso porque amam seus donos, por que não presenteá-los com um ambiente cheio de brinquedos que ajudem no desenvolvimento deles? Além dos arranhadores, prateleiras e nichos suspensos, bolinhas com guizo e varetas costumam ser os preferidos! 

Fonte: https://www.patasdacasa.com.br

Relacionados

Carrinho
0